Com o alcance da internet e de novas tecnologias, é possível ter acesso a assuntos e pessoas que antes eram inalcançáveis. Conhecimentos variados, essas pessoas e suas expertises estão lá, expostos bem na sua frente.
Independente do assunto, você encontrará uma personalidade com um ponto de vista que reforce aquilo em que você acredita. Seria o vegetarianismo a dieta mais saudável? Tem vários artigos na internet defendendo essa tese. Mas não seria a carne vermelha o alimento mais completo, com todos os aminoácidos essenciais? Fica então a dúvida.
Outro dia encontrei uma “embaixadora da carne”, uma nutricionista que defende uma alimentação majoritariamente composta por carne vermelha indo contra todas as pesquisas recentes que concluem que a carne vermelha é o alimento mais tóxico pro intestino humano, causando diversos tipos de câncer. Ela está errada? Provavelmente não.
Existe um princípio incontestável sobre o ser humano: o princípio da Individualidade. Segundo ele, ninguém é exatamente igual a ninguém, nenhum organismo funciona da mesma forma que outro. Muito provavelmente pra ela e pros seus pacientes, essa dieta funcione, mas talvez pra Mariazinha do outro lado do país, não.

As constituições orgânicas são diferentes, a quantidade de enzimas varia de um organismo pro outro, bem como microbiota intestinal, condições climáticas, raça e tantas outras variáveis que influenciam na alimentação daquele indivíduo.
Você acha que uma dieta baseada majoritariamente em carne vermelha será melhor para você? Teste! Adote essa dieta por algumas semanas e observe. “Ah não, Mari, acho que com cereais e verduras vou me sentir melhor”. Ok, faça isso por um tempo. Depois de algumas semanas, como anda sua disposição? Como está sua digestão? Está apresentando gases e refluxo? Se a resposta for sim, provavelmente esta não seja então a dieta que lhe permite extrair seu potencial máximo.
Após tantos anos de evolução, a única coisa errada é acreditar que existe uma verdade absoluta. Não existe! O que funciona para mim, pode não funcionar para você, e tá tudo bem! Errado está em não saber se observar. Entrar no automatismo imposto a nós pela correria do dia a dia, perceber que o corpo está adoecendo e não mudar a rota. Se algo estiver te fazendo mal, mude a tempo!


