Estações frias pedem maior cautela com a saúde. É a hora em que tiramos todos os casacos do fundo do armário e um ventinho inofensivo pode ser o início de uma série de problemas respiratórios, tosses e coriza, por isso aí vão duas dicas que seguimos aqui em casa há muitos anos e você pode fazer na sua também.
A primeira delas é quanto ao uso do extrato de própolis. O própolis é uma substância produzida pelas abelhas a partir da coleta da seiva das plantas, onde junto com sua saliva, forma um composto riquíssimo em diversas substâncias muito benéficas à nossa saúde.
Possui atividade antimicrobiana e antiinflamatória muito potentes. O própolis verde ainda possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce.
Quando começarem a surgir os primeiros sintomas de gripes e resfriados, coloque quatro a cinco gotas de extrato de própolis em meio copo com água e tome três vezes ao dia, se for para um adulto. Crianças, em geral, podem tomar metade da dose, de duas a três gotas. O ideal é não ultrapassar a dose diária de 30 gotas para adultos e 15 para crianças.

Outra forma muito interessante de utilizar o própolis, é na cicatrização de lesões que se demoram a cicatrizar, lembrando ainda que, por possuir atividade antimicrobiana, pode impedir a proliferação de microrganismos.
A outra dica é quanto ao uso do alho para mesma finalidade, reforçar o sistema imunológico, possuindo atividades antimicrobianas comprovadas.
O alho pode ser utilizado quase da mesma forma que o própolis. Corte um dente de alho em 3 partes, coloque em um copo com água e abafe durante trinta minutos. Após esse tempo, a água já está pronta para tomar. Repita o processo algumas vezes durante o dia. O ideal é começar com doses pequenas para avaliar a tolerância e ir aumentando. Ainda assim, não aconselho passar de dois dentes por copo, o gosto fica muito forte e ninguém vai querer chegar perto da pessoa.
Crianças podem tomar doses menores dessa água, desde que não apresentem intolerância, entretanto, se achar que seu filho não vai tomar, experimente pegar esse alho cortado e colocar dentro da meia. Pode ser durante o período noturno ou enquanto ele estiver brincando.
A absorção ocorre no pé devido aos enormes poros existentes na planta do pé. Praticantes desse hábito afirmam que sente-se o cheiro de alho no hálito após alguns minutos.


